Atenção: Informamos aos irmãos (a) que este site não é Oficial do Presbitério Espirito Santense.


Enquete
De qual denominação você faz parte?
Igreja Cristã Maranata
Outras Evangélicas
Adventismo
Testemunhas de Jeová
Catolicismo
Ver Resultados



 Av. 22 de Abril, 337. B. Bela Vista / Santa Cruz do Capibaribe - PE


JESUS VEM, VEM, VEM!!!

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17




L e i a  a  B í b l i a





 Contador de Visitas desde a criação do site: Dez/2012 


A Cura dos Três Cegos

 

“O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.” Mateus 4:16

1 -        Introdução

O grande objetivo de Jesus e retirar o homem da escuridão do pecado e apresentá-lo a luz da salvação. Quando o homem aceita o Senhor Jesus em sua vida o seu coração é iluminado e a sombra da morte (pecado) é retirada.

O homem passa então a caminhar em direção à eternidade. Antes de recebermos o Senhor Jesus estávamos cegos e parados a margem do caminho, pois não enxergávamos a verdade. O próprio Jesus. Ele disse: Eu sou a luz do mundo. Jesus estava falando da salvação, Jesus estava dando uma lição acerca da salvação, porque o projeto de Deus é que o homem saia das trevas e veja a luz. Quem é a luz? É Jesus.

O Novo Testamento fala da cura de três cegos, e eles foram curados de maneiras diferentes. Cada uma delas relata um estado em particular em que o homem se encontra durante a sua salvação.

2 -        Bartimeu – Sentado à beira do Caminho

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ánimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” Marcos 10:46-52

Bartimeu é tipo do homem que sabe tudo a respeito de Jesus, ele pode ser um crente, ele pode ter uma religião, ele sabe quem é Jesus, ele pode conhecer a Bíblia, ele pode ter tudo isso sem ter, no entanto, uma experiência de salvação, mas ele busca essa experiência mesmo estando à beira do caminho, então ele clama a Deus e o Senhor se revela a ele.

Sua principal barreira é a multidão de dogmas e costumes que precisam ser deixados para trás.

O Senhor Jesus pergunta a ele: Que queres que te faça? E ele responde: Mestre, que eu veja. E Jesus diz: Vai, a tua fé te salvou. Ele só precisava disso, de ver.

Ele troca sua capa religiosa por uma veste nova de salvação.

3 -        Cego de Betsaida – Homens como Árvores

“E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pór-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.” Marcos 8:22-26

O cego da aldeia é tipo do homem no mundo.O homem está no mundo, mas quando ele tem a primeira experiência com Jesus ele passa a ver tudo certinho? Não, ele vem com uma série de dificuldades.

Ele estava vendo. Mas ele estava vendo de uma forma correta? Não. É o novo convertido que fala do Senhor Jesus mas ainda está cheio de vícios e maus hábitos. O Senhor vai progressivamente mudando sua vida e a sua personalidade.

a)  “Trouxeram-lhe o cego”.

Ele teve a primeira experiência, no mundo mesmo.

b)  “Jesus tomou-lhe pela mão e o levou para fora da aldeia”

A primeira coisa que o Senhor Jesus faz é tirar o homem do mundo.

c)   “Jesus cuspiu-lhe nos olhos e impôs as mãos sobre ele”.

Agora é o processo de salvação, de santificação. O homem tem contato com a intimidade do Corpo (saliva) O cego ainda não via nitidamente, ele via os homens como árvores que andavam. O homem ainda não está totalmente liberto.

d)  “Jesus tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos”.

Este novo toque fala do Batismo com o Espírito Santo e da manifestação dos dons espirituais. Neste momento a Revelação passa a fazer parte da vida do homem. O cego passa a ver além e nitidamente.

e)  “Não entres na aldeia”

O Homem agora está definido e não existe mais o desejo de voltar para o mundo (aldeia).

4 -        O Cego de Nascença

“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.” João 9:1-7

Este homem nunca tinha visto a luz. Ele estava junto ao tanque de Siloé (O Enviado), mas não podia vê-lo. Ele precisava das águas do Espírito, mas não podia alcançá-las porque era cego. Fala do homem incrédulo que não acredita na mensagem anunciada nas Igreja (enviada).

a)    “Jesus cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego”.

O barro é tipo do homem. Muitas vezes o Senhor Jesus começa a tocar no coração do homem sem ele nunca ter entrado na Igreja. O Senhor usa o testemunho de um servo para levar a Palavra ao seu coração.

b)  “Jesus disse: Vai, lava-te no tanque de Siloé”

O homem é usado na evangelização, mas a salvação do outro não é mérito seu. Era necessário que o barro fosse tirado, lavado nas águas do tanque de Siloé. O importante ali eram a saliva (aquilo que sai da boca do Senhor) e as águas do tanque (que são as águas purificadoras do Espírito Santo).

O homem era apenas um veículo, um instrumento nas mãos do Senhor. Se ele não tirasse o barro dos olhos, ele permaneceria cego. Muitos ficam presos aos servos usados, chegando até a tratá-los como ídolos. Quando isto acontece uma hora as impurezas do barro vão deixar a visão do homem gravemente comprometida.



A Web TV com sua plataforma

digital transmitem os cultos de

Quarta, Sábado e Domingo

(EDB e às 19:30h).










 Conheça os nossos

Parceiros