Translate this Page
ONLINE
7


Partilhe este Site...


 

Av. 22 de Abril, 337. B. Bela Vista / Santa Cruz do Capibaribe - PE

contato@icmbelavista.com.br

Fone: (81) 9184-9617 Rudimar




Localize uma ICM

mais proxíma de sua casa.



L e i a a Bíblia




Contador de Visitas Desde 12/2012


Estudo bíblico para senhoras 28/08/2013
Estudo bíblico para senhoras 28/08/2013

ESTUDOS BIBLICOS PARA SENHORAS – 28/agosto/2013

- ASSUNTO: A FÉ, COMO HERANÇA DE ABRAÃO.

- TEXTO FUNDAMENTAL: GÊNESIS 21:14-19

 

ATIVIDADES

 

1.     FALAR SOBRE EXPERIENCIA DE AGAR DIANTE DA RESPOSTA DE DEUS, CONFORME GENESIS 21:18-19.

2.     FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

 

==============================================

LEITURA DO TEXTO: – Gênesis 21:18-19 – (JFA-ERC-1995)

18  Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.

19  E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se (até ao poço), e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço.”

 

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

============================================================

NOTAS:

1.     A sugestão a seguir servirá para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

2.     Recomendamos que seja lida toda a passagem bíblica do assunto sugerido, para melhor compreensão do assunto;

3.     É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja ou das irmãs.

=====================================================

Significados dos nomes na Bíblia:

Berseba: O poço de um juramento. Aliança, concerto

Agar: fugitiva.

 

INTRODUÇÃO

Agar era a escrava egípcia que gerou um filho de Abraão e no dia em que ele a despediu, colocou em suas mãos todos os recursos para o sustento dela e do menino na caminhada.

Abraão fez isso se levantando de madrugada e, tomando pão e um odre de água, colocou-os sobre o ombro de Agar.  Entregou-lhe também o menino e os enviou para os termos de Berseba, que havia sido o lugar de suas peregrinações.

Esse despedimento fazia parte de um plano de Deus para Agar, somente pelo fato de que aquele filho era uma semente de Abraão, ainda que ele não fosse o filho da promessa. (Genesis 21:13).

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Agar, neste texto da Palavra, assume a figura da igreja que, ainda que seja como uma escrava egípcia, ou seja, que tenha vindo do mundo que a escravizava, ela alcançou o favor não merecido de Deus através da herança de uma semente da fé que existiu em Abraão.

Essa herança foi pelo cumprimento da promessa que Deus fez a Abraão de que nele seriam benditas todas as famílias da terra. (Genesis 12:3b).

Cumpriu-se na igreja, portanto uma filiação a Abraão pela fé, conforme Paulo afirma em Gálatas 3:7. “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão”.

 

DESENVOLVIMENTO

A Palavra diz que Deus ouviu a voz do menino e não o choro de Agar; o anjo do Senhor bradou a Agar desde os céus dizendo: Que tens Agar? A resposta dela era, naquele momento, a pior de todas, pois ela, que havia recebido tudo de Abraão agora não tinha mais nada.

O anjo disse mais: Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Que lugar é esse? O lugar do abandono, ou seja, onde a Obra do Senhor foi deixada pela serva.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Nossa tendência é sermos mais sensíveis aos nossos próprios problemas do que a questão de a Obra sofrer prejuízos por nossa causa, mas os ouvidos do Senhor estão sempre sensíveis à voz da criança, que á e Obra dEle na vida da serva. O Senhor está, desde os céus preocupado com a Obra dEle em nossa vida. Se temos zelado ou não por ela.

 

ATITUDES de Agar e os BENEFÍCIOS para a sua vida, por Deus ter ouvido o choro do menino:

ATITUDES

1.     “Ergue-te…”: primeiro ela se ergue, pois o reconhecimento tem que partir primeiro de um gesto de arrependimento e disposição para se por de pé, pois é assim que a caminhada vai ter continuidade;

2.     “…levanta o moço…”: a Obra de Deus na nossa vida precisa sempre estar de pé, pois o menino de pé era a prova de que ele estava vivo. A Obra de Deus precisa estar viva em nossa vida; esta tem de ser a atitude da serva;

3.     “…pega-lhe pela mão…”: é o nosso zelo em andar lado a lado ou de mãos dadas com a Obra do Senhor, em total comunhão com ela. É preciso que a Obra seja tomada nos braços novamente, pois ela é mais importante do que a própria vida;

 

BENEFÍCIOS

1.     “…dele farei uma grande nação.”: quando a Obra de Deus está viva em nós uma grande multidão é alcançada e muitas vidas são salvas;

2.     “…abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água…”: abertura dos olhos espirituais da serva é para ela enxergar a benção do Espírito. Quando a pessoa ouve a voz do Senhor e obedece, Ele logo abre seus olhos para que veja o POÇO, o qual aponta para a pessoa do Senhor Jesus, a fonte das águas vivas;

3.     “…e foi-se (até ao poço), e encheu o odre de água…”. É preciso estar disposta a ir ao poço, pois ele é sempre transbordante de água viva para encher de vida o odre do coração;

4.     “…e deu de beber ao menino”: é a bênção do Espírito que mantém a Obra viva e é responsabilidade da serva fazer isso. Agar tinha agora água suficiente para dar de beber ao menino e, assim, ambos juntos completarem aquela jornada pelo deserto.

 

Esta é a experiência de Agar diante da resposta de Deus e qual é a sua experiência?

* ESCLARECIMENTO *

Informamos aos irmãos que este site NÃO é um site OFICIAL do Presbitério Espírito Santense, ou seja, criado pelo Presbitério.  Acesse logo abaixo os links dos meios de comunicações oficiais da Igraja Cristã Maranata:.



 








Parceiros



 

Arquivos e Slides para aulas CIAs

topo